quarta-feira, 27 de abril de 2011


A verdade é uma faca de dois gumes........




Tenho procurado sempre colocar palavras em meus textos que revelam sempre a verdade em relação ao que sinto e observo, tendo como base, principalmente o Evangelho de Jesus Cristo. Nossas experiências com estas verdades fazem parte do nosso dia a dia e é a razão da nossa vida. Mas tem um problema no meio do caminho. Toda verdade alicerçada na Palavra e vivida ao mesmo tempo por quem a confirma, provoca no leitor duas reações.

A primeira é a hostilidade com retaliação e agressividade. Só que aqui tem algo interessante a observar. Quando alguém lê e percebe que o texto, vem de encontro aos seus vazios, fracassos, desilusões, pecados e o leitor reage de forma negativa, esta pessoa não percebe que reagiu não contra quem a escreveu, mas sim contra a própria verdade. Muitos no tempo de Jesus acharam que atirando pedra nele, o caluniando, inventando todo tipo de artimanha para destruí lo, o provocando ao extremo entendiam eles que estavam fazendo tudo isto a pessoa Dele. Não se deram conta que agindo assim, estavam indo era contra a própria verdade que lhes espetavam o coração. Não podendo agredir a verdade, tentavam agredir o próprio Jesus.Como é difícil entender isto, convivemos sempre com perigo de absorver toda esta hostilidade e agressividade de alguns, como algo pessoal e afundar em um posso de rancor. O correto diante de Deus é seguir o que Jesus nos deu como exemplo quando disse “eles não sabem o que fazem”, e tocar a vida, como diz o ditado popular, vamos em frente que atrás vem gente. Viver feliz, porque verdade é verdade e ponto final. Posso até dar uma sugestão, vamos atirar pedras é no baixo salário, gritar contra a violência, condenar a injustiça, brigar por melhor atendimento médico, fazer passeata contra a violência etc, etc.

Outra forma de reagir diante da verdade é refletir, gastar tempo com o ato de pensar, ler reler, e a conseqüência para este tipo de leitor é a capacidade de analisar a verdade e perceber o que ela tem de valor para si, onde é possível repensar a vida, qual mudança precisa ser feita no caminho da existência e crescer. Leio tudo que pode ser bom para minha vida. Procuro aplicar no meu dia a dia sempre aquilo que pode contribuir para aliviar os pesos do caminho. Como tenho aprendido, principalmente quando deixei a religião. Gente muito importante tem atravessado pela minha estrada e me ensinado tanto. Há poucos dias fui ao sepultamento de uma pessoa da nossa família, jovem ainda, sofreu muito com um câncer. Estas pessoas a amaram e fizeram tanto por ela, durante a doença, foram tão amigos durante o tempo em que ela sofreu, que provocaram em mim um profundo desejo de ajudar com palavras, dinheiro e atitudes uma assossiação, que se envolve exclusivamente com pessoas que estão com cançer em Belo Horizonte, esta família despertou em mim compaixão e solidariedade para com este grupo de pessoas. Fui até lá e me comprometi com eles, de coração. Antes de jogar pedra na verdade, o melhor é concebe la e mudar os rumos da vida. Este é um do muitos aprendizados que eu tenho para revelar.

Deixo mais estas palavras, que para mim são porções importantes. Se ficarmos na inércia, atirando com estilingue na mão contra o que é verdadeiro, sem perceber, estamos alimentados, os vazios, desilusões, fracassos, pecados, e estes continuarão bem guardadinhos e camuflados no fundo da alma. Se pararmos para meditar, sairemos do nosso mundinho hostil e religioso, que nunca levou ninguém a lugar nenhum e passaremos pela vida com sentido e razão de viver. A verdade é uma faca de dois le...gumes.........Paz. Moacir.