quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


EVANGELHO LIGHT... VIDA LIGHT... EVANGÉLICO LIGHT...


Salmos 78 vrs 24 e 25

A partir dos anos 80 nos Estados Unidos começou a surgir no mercado um tipo de produto de menor valor energético, com o objetivo de tornar o consumidor mais magro, ágil e com aparência muito jovial. Esta época deu início aos produtos Light, que em seguida chegou a Europa e depois se espalhou por todo mundo. Segundo o Dr. Enrique Rojas, psiquiatra espanhol, o termo “light”, carrega implícita uma mensagem forte: “tudo é leve e suave, descafeinado, ligeiro aéreo, fraco e tudo têm baixo conteúdo calórico”.
Temos muitos produtos desta natureza no mundo, exemplo: cerveja sem álcool, queijo ricota (sem gordura), leite desnatado, enfim, a lista é interminável.

Hoje é moda consumir tais produtos com o objetivo de estar sempre em forma física e mental. Com certeza, a partir da proliferação destes alimentos pelo mundo, um novo tipo de ser humano, aparece no seio da sociedade. O indivíduo que vou chamá-lo de “humano light”. Este tem baixo colesterol, pouco peso, barriga quase nada, pele brilhante, olhos fundos, manequim pequeno. Creio que todos conhecem pessoas com este bio tipo e estilo de vida.
Segundo Rojas a palavra Light, em princípio, tem uma conotação positiva em relação á alimentação, mas a tese dele é a de que o termo hoje, constitui num sinal dos tempos que correm refletindo claramente um modelo de vida muito pobre. Ele nos faz refletir, que a vida Light, é mais do que alimentos é também um modo de viver caracterizado pelo fato de que tudo está sem calorias, sem gosto ou interesse; a essência das coisas não importa, só é quente e superficial.

Sou muito observador, leio bastante, passo sempre os olhos em programas evangélicos, escuto músicas cristãs, leio muitos livros e reflito nos seus conteúdos. Também fico atento às tais mensagens vindas da “boca de Deus” (bem, é o que muitos afirmam), não sei não?!? Mas venho assistindo, nestes últimos anos, algo esquisito que tem tomado forma no meio evangélico brasileiro, EVANGELHO LIGHT... VIDA LIGHT... EVANGÉLICO LIGHT... Claro que aqui não estou falando de produtos, mas de vida espiritual light, parafraseando Enrique Rojas, “que a vida espiritual Light, é mais do que alimentos e neste sentido é um modo de viver caracterizado pelo fato de que toda espiritualidade está sem calorias, sem gosto ou interesse; a essência das coisas não importa, só é quente e superficial”.

O fenômeno do ativismo religioso sem conteúdo, tem tomado contornos cada vez mais perigosos no seio da igreja. Uma massa de bíblias nas mãos, correndo de um lado para outro, sem descanso, sem rumo, na maioria das vezes, inquietos, e o pior, sem poder parar um minuto sequer para descansar o coração, refletir um pouco, se acomodar em um lugar sossegado e ter comunhão com Deus e aprofundar na sua palavra.
Pense comigo, o crente trabalha a semana inteira, transita como louco, vê noticias apimentadas na TV, cobranças terríveis no emprego (isto quando tem emprego)... A faculdade, o ônibus lotado (parecendo lata de sardinha) e junto de tudo isto, conflitos pessoais, desilusões interiores, medos, pecados. E por aí vai... Chega Segunda, culto disso, Terça culto daquilo, quarta campanha para... Quinta para campanha... Sexta culto de vamos quebrar não sei o que... Sábado Show e números especiais... Domingo “Dia do Senhor’’... oferta de amor, dízimo, contribuição para missões, grana para comprar o CD tal, a revista para a escola bíblica, mês do desafio para enfrentar os gigantes espirituais, encontro disso e daquilo. Nossa que prego! Tô morto! Se tudo isso resolvesse, ótimo, mas dentro de meu ponto de vista, vejo tanta confusão, injustiças, falso poder, vou à internet, nos blogs de muitos evangélicos, leio agressões, palavrões, ameaças de toda sorte, desentendimentos bizarros por algo em discussão quem nem é evangelho e tudo está ai diante dos nossos olhos para todo mundo ver. O mais terrível é dizer que a maioria destas coisas está sobre a marca do nome de Jesus, nome este usado por gente que, na maioria das vezes, nunca se converteu de verdade. Deixando uma falsa idéia de que Jesus está entronizado nestas aberrações.

Veja bem, pra conseguir alimentar todo este ativismo só tem um caminho o “Evangelho Light”. Penso que não dá tempo para a maioria dos responsáveis prepararem mensagens com conteúdos regados com jejum, oração, reflexão, inteligência e profundidade. E é assim que surge este tipo de “evangelho”, sem caloria, sem gosto ou interesse; a essência não importa só é quente o superficial. Assim vai formando uma nova classe de crentes que vou chamá-los de “crentes light”, que nada mais é do que aquele individuo que se alimenta deste tipo de mensagens muito populares nos últimos tempos.
Preste atenção: este tipo de alimento espiritual tem características terríveis, pois ele é importante somente para seduzir, provocar e divertir as pessoas. Não transforma vida na dimensão do novo nascimento, não promove descanso real na alma, o Espírito Santo é substituído, deixa de ser uma Pessoa e passa a ser um programa movido a puro sentimento e irracionalismo de massa. Impedidos de pensar nas realidades e riquezas do Reino.
Tenho encontrado muita gente, pessoas interessadas em viverem uma vida com Deus de verdade, mas estão vulneráveis, desoladas, cansadas e com esgotamento espiritual, não só por excesso de trabalho, compromissos e lutas diárias, mas também por falta de alimento espiritual com conteúdos profundos da Palavra de Deus, que estão até ao pescoço de campanhas, shows... Enjoadas de mensagens vazias sem vida, incapazes de os levarem para o futuro com a certeza que um Deus de amor está presente em todos os momentos, os conduzindo como um Pastor que diz: “Nada vos faltará, vos farei repousar em pastos verdejantes, refrigero a vossa alma, vos guio pelas veredas da justiça por amor de meu nome, e mesmo que andem pelos vales da sombra e da morte não devem temer mal nenhum porque estou convosco e a minha vara e o meu cajado vos consolam, a bondade e a misericórdia vos seguirão todos os dias..." Salmos 23 (leia este Salmo – no mínimo - dez vezes, alimente-se dele).

O que fazer?!? Tem mercado para tudo, quem desejar ser “evangélico ligth”... Paciência!!! Cada um é dono de sua vida. Agora, é preciso lutar para vencer uma vida espiritual assim, o primeiro passo é querer, o segundo é se recusar a se alimentar de um evangelho sem conteúdo, porque senão, milhares de crentes continuarão a viver vidas vazias; é preciso recuperar o sentido autêntico das boas novas, do amor á verdade, da paixão por Jesus Cristo. Tentei ouvir um programa que diz ser evangélico, no rádio, e pude contar quantas vezes o apresentador disse seu próprio nome quando convidava os ouvintes a irem ao templo de sua agremiação religiosa para um culto a Deus, pasmem, 30 vezes, contra 8 do nome de Jesus, ou seja 30 x 8. Importante é abandonar os caprichos da carne, as megalomanias. A vida cristã não pode ser light, ela não é isso e nem pode ser entendida assim.

Finalmente, olho para o futuro bem próximo, e me pergunto: o que será de uma geração que durante anos a fio se alimenta de algo assim? Como serão os filhos? Os netos? Qual formato terá os encontros de adoração??? Vi com meus próprios olhos, quando um baterista “meia boca” jogou as baquetas para o público jovem presente em uma campanha, aonde eu era o convidado e responsável pela mensagem, daquela noite. As baquetas foram disputadas a gritos, puxões de cabelo, empurrões e tudo em nome de Jesus. Na hora me lembrei do momento que Silvio Santos em seu circo, atira notas de 20, 50, ou 100 reais para sua platéia que histérica disputa este dinheiro parecendo gente esfomeada. Quais os adjetivos que serão usados para definir esta nova geração de evangélicos, pois em breve muitos deles serão até líderes com a responsabilidade de prosseguirem com as boas novas para as gerações futuras?
Penso ser urgente rever os conteúdos, gastar tempo para preparar mensagens, levar as pessoas a pensarem, dizer para elas que Cristo é o centro de tudo, que Deus estava Nele, que Ele é a Palavra encarnada, onde Nele a nova vida se consolida no homem quando este homem esta Nele, dizer para o povo a verdade em relação ao dinheiro, que não é a minha missão esperança, nem denominação alguma, nem o templo que vai ser construído, nem consagração de coisa de nada, voltar ao verdadeiro sentido de consagração de vida, cultos nos lares (culto do marido com a esposa e os filhos, tratando frente a frente todos os desafios e mazelas familiares com humildade e temor diante do Rei). Conheço muita gente humilde, assalariada, que mal sabem ler ou escrever, mas que tem vida com Deus de fazer inveja a muitos engravatados de carro importado e coroados de cargos em suas instituições. Muitos precisam vir a público e pedir perdão pelo que estão ensinando e cantando, outros, renunciarem aos seus cargos nas instituições que são afiliados, porque usam os seus falsos poderes para matar, roubar e destruir, por outro lado há milhares que estão acreditando e sustentando tudo isto por pura conveniência e comodidade e devem buscar arrependimento e não desejarem somente a benção mas o Senhorio de Deus. Porque sei que no fundo, no âmago de suas consciências a maioria sabe que não está ministrando o evangelho como ele é. Na outra ponta há os que também sabem que estão acreditando em algo que não é o evangelho revelado por Deus e que no final serão largados a deriva e entregues a sua própria sorte (claro que toda regra tem a sua exceção), onde vai prevalecer o seguinte ditado: “cada um para si e Deus para todos”, ou “salve-se quem puder”.
Paz e entendimento.

7 comentários:

BUFFET VANELU disse...

Que a PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO esteja em vosso lar assim como a todo ser cristão que esteja ao vosso convivio.Amem...
Neste exato momento fico a pensar sobre esta realidade de esclarecimentos;quando milhares de irmãos evangélicos, não absorvem o conteúdo puro da palavra.Quantos séculos ainda serão nescessários na existência humana, para que tomem ciência, que o viver da e na palavra do SENHOR só os conduzirá p/ a vida eterna ao lado do PAI. Minha familia estamos sendo convertidos atraves da palavra dia apos dia,e, dentro de nossa escola dominical todos os ensinamentos, são ligados diretamente como a sede que temos; indo ao encontro desta meta, entrando neste caminho tendo o fortalecimento diário com nosso SENHOR JESUS CRISTO.Grato mais uma por tornar meu espirito iluminado, com o envio desta riqueza espiritual. Fiquem na PAZ DO SENHOR JESUS,e, que a MISSÃO ESPERANÇA sempre colabore para que, a massa humana possa receber através das mensagens o vigor energético para ser consumido diàriamente.

ROBERTO FERREIRA CAMPOS disse...

FIQUEI MUITO FELIZ AO ENCONTRAR NA INTERNET UM COMENTÁRIO SEU E LOGO O ACHEI NO BLOG, AS PESSOAS ESTÃO VIVENDO TALVEZ UM EVANGELHO LIGHT PORQUE TEM RECEBIDO UMA MENSAGEM LIGHT, COM LIDERES LIGHT EU NÃO QUERO SER O DONO DA VERDADE MAIS É ISSO QUE PENSO, MOACYR QUERIA CONVIDA-LO Á MINISTRAR UM DIA EM NOSSA COMUNIDADE, VISITE O BLOG COMUNIDADEBATISTAVIDA-MG.BLOSPOT.COM.

Edinelson Lopes disse...

...Graça e Paz!
...acesso vosso blog sabendo que encontrarei uma reflexão saudável, dou glórias à Deus por isso. Como disseste em um de meus artigos, estamos compartilhando a mesma visão e eu acredito que muitos assim pensam também e têm encontrado coragem para romper com estas práticas superficiais autopromocionais e insonsas!

Alguns resumem o evangelho da Salvação em um "me dá, me dá, me dá...", outros em "eu é que sou..."
Alguns preferem a fama deste século, outros se alegram enganosamente na podridão do poder, e há outros ainda que se satisfazem com mensagens egocentricas e perdem oportunidades de olhar para Cristo... eu quero é banquete e mesa farta, gordura e vinho novo!

...aguardo sua carinhosa visita e seus comentários, seja abençoado em nome do SENHOR Jesus!

Miss. Joide Miranda disse...

Hoje recebi um e-mail do ir. Edenilson, que só conhecemos via net, nos convidando para conhecer este site e realmente é um site edificante, gostei das msgs, pura, simples e profunda. Que Deus continue a usar a Missão Esperança para levar a VERDADE QUE LIBERTA como ela é em sua essência, pois muitos líderes esqueceram-se de pregar e viver o amor que produz do Evangelho e querem trancar JESUS dentro de quatro paredes, não se interessam mais em obedecer as ordens do SEnhor quando diz em sua Palavra: IDE POR TODO O MUNDO... a preocupação hoje é encher e encher suas igrejas belas e formosas. CRISTO É O MESMO ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE ELE NÃO MUDOU, ELE NÃO MUDA e ELE cria uma EXPECTATIVA COM OS SALVOS e a EXPECTATIVA É: IDE POR TODO O MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA.
DEUS OS ABENÇOE GRANDEMENTE E QUE O ANO DE 2010 SEJA O ANO DA COLHEITA DESTE MINISTÉRIO.

EM CRISTO,

MISS. JOIDE MIRANDA (ex-travesti alcançado pelo AMOR - www.joidemiranda.wordpress.com )

Roberto ferreira campos disse...

Moacir fico feliz em ler mensagens importantes neste blog, fico feliz por ter acessado o blog da comunidade batista vida-mg espero brevemente poder vê-lo Deus Abençõe Roberto f. Campos 98960361

Pastoragente disse...

Graça e paz!
Vim conhecer seu Blog e quero te parabenizar pela bênção que pude ver aqui.
Já estou seguindo.
Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas e experiências de uma simples pastora como eu.
Fique na paz e um 2010 abençoado para você e toda sua família.
Abração!!!

BUFFET VANELU disse...

Ao receber uma mensagem de um desconhecido do vosso blog, no minha pag gmail. com; com o nome fantastico de ANONIMO, fiquei paralizado como se uma seta maligna tivesse penetrado em meu peito pois;esta referencia ANONIMO fez com meu psicologico no mesmo instante cancelasse esta pagina;pois, se alguma pessoa tenha liberdade de fazer-se capaz de compartilhar deste blog em nome da MISSAO ESPERANÇA; o que posso esperar de alguem com nome sub-titulo de ANONIMO, que perfil estranho. Desde ja lamento estar suspendendo minha inscrição de conversação neste meio de comunicação.Em breve estarei com um novo lançamento na pagina; quem sabe;DEUS autorizando estarei novamente em contato com os dirigentes da MISSÃO EVANGELICA.
Que DEUS na sua grande postura de grande mestre de todos os fracos de espirito nesta vida possam se retratar diante um publico, para que saibam um servo de DEUS foi magoado de tal forma; ao ponto de cancela seu gmail desta respeitavel congregação.
Que a PAZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO; envie Anjos de esclarecimento pa este irmão que se fez passar atraves da mentira do perfil incorreto; pela palavra do SENHOR.À este imperfil deixo o Salmo 88- Lamentações de um atribulado; todos os vrs. Sem resposta de defesa. São ordens geradas atraves dos ANJOS do SENHOR JESUS.AMEM