quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


EVANGELHO LIGHT... VIDA LIGHT... EVANGÉLICO LIGHT...


Salmos 78 vrs 24 e 25

A partir dos anos 80 nos Estados Unidos começou a surgir no mercado um tipo de produto de menor valor energético, com o objetivo de tornar o consumidor mais magro, ágil e com aparência muito jovial. Esta época deu início aos produtos Light, que em seguida chegou a Europa e depois se espalhou por todo mundo. Segundo o Dr. Enrique Rojas, psiquiatra espanhol, o termo “light”, carrega implícita uma mensagem forte: “tudo é leve e suave, descafeinado, ligeiro aéreo, fraco e tudo têm baixo conteúdo calórico”.
Temos muitos produtos desta natureza no mundo, exemplo: cerveja sem álcool, queijo ricota (sem gordura), leite desnatado, enfim, a lista é interminável.

Hoje é moda consumir tais produtos com o objetivo de estar sempre em forma física e mental. Com certeza, a partir da proliferação destes alimentos pelo mundo, um novo tipo de ser humano, aparece no seio da sociedade. O indivíduo que vou chamá-lo de “humano light”. Este tem baixo colesterol, pouco peso, barriga quase nada, pele brilhante, olhos fundos, manequim pequeno. Creio que todos conhecem pessoas com este bio tipo e estilo de vida.
Segundo Rojas a palavra Light, em princípio, tem uma conotação positiva em relação á alimentação, mas a tese dele é a de que o termo hoje, constitui num sinal dos tempos que correm refletindo claramente um modelo de vida muito pobre. Ele nos faz refletir, que a vida Light, é mais do que alimentos é também um modo de viver caracterizado pelo fato de que tudo está sem calorias, sem gosto ou interesse; a essência das coisas não importa, só é quente e superficial.

Sou muito observador, leio bastante, passo sempre os olhos em programas evangélicos, escuto músicas cristãs, leio muitos livros e reflito nos seus conteúdos. Também fico atento às tais mensagens vindas da “boca de Deus” (bem, é o que muitos afirmam), não sei não?!? Mas venho assistindo, nestes últimos anos, algo esquisito que tem tomado forma no meio evangélico brasileiro, EVANGELHO LIGHT... VIDA LIGHT... EVANGÉLICO LIGHT... Claro que aqui não estou falando de produtos, mas de vida espiritual light, parafraseando Enrique Rojas, “que a vida espiritual Light, é mais do que alimentos e neste sentido é um modo de viver caracterizado pelo fato de que toda espiritualidade está sem calorias, sem gosto ou interesse; a essência das coisas não importa, só é quente e superficial”.

O fenômeno do ativismo religioso sem conteúdo, tem tomado contornos cada vez mais perigosos no seio da igreja. Uma massa de bíblias nas mãos, correndo de um lado para outro, sem descanso, sem rumo, na maioria das vezes, inquietos, e o pior, sem poder parar um minuto sequer para descansar o coração, refletir um pouco, se acomodar em um lugar sossegado e ter comunhão com Deus e aprofundar na sua palavra.
Pense comigo, o crente trabalha a semana inteira, transita como louco, vê noticias apimentadas na TV, cobranças terríveis no emprego (isto quando tem emprego)... A faculdade, o ônibus lotado (parecendo lata de sardinha) e junto de tudo isto, conflitos pessoais, desilusões interiores, medos, pecados. E por aí vai... Chega Segunda, culto disso, Terça culto daquilo, quarta campanha para... Quinta para campanha... Sexta culto de vamos quebrar não sei o que... Sábado Show e números especiais... Domingo “Dia do Senhor’’... oferta de amor, dízimo, contribuição para missões, grana para comprar o CD tal, a revista para a escola bíblica, mês do desafio para enfrentar os gigantes espirituais, encontro disso e daquilo. Nossa que prego! Tô morto! Se tudo isso resolvesse, ótimo, mas dentro de meu ponto de vista, vejo tanta confusão, injustiças, falso poder, vou à internet, nos blogs de muitos evangélicos, leio agressões, palavrões, ameaças de toda sorte, desentendimentos bizarros por algo em discussão quem nem é evangelho e tudo está ai diante dos nossos olhos para todo mundo ver. O mais terrível é dizer que a maioria destas coisas está sobre a marca do nome de Jesus, nome este usado por gente que, na maioria das vezes, nunca se converteu de verdade. Deixando uma falsa idéia de que Jesus está entronizado nestas aberrações.

Veja bem, pra conseguir alimentar todo este ativismo só tem um caminho o “Evangelho Light”. Penso que não dá tempo para a maioria dos responsáveis prepararem mensagens com conteúdos regados com jejum, oração, reflexão, inteligência e profundidade. E é assim que surge este tipo de “evangelho”, sem caloria, sem gosto ou interesse; a essência não importa só é quente o superficial. Assim vai formando uma nova classe de crentes que vou chamá-los de “crentes light”, que nada mais é do que aquele individuo que se alimenta deste tipo de mensagens muito populares nos últimos tempos.
Preste atenção: este tipo de alimento espiritual tem características terríveis, pois ele é importante somente para seduzir, provocar e divertir as pessoas. Não transforma vida na dimensão do novo nascimento, não promove descanso real na alma, o Espírito Santo é substituído, deixa de ser uma Pessoa e passa a ser um programa movido a puro sentimento e irracionalismo de massa. Impedidos de pensar nas realidades e riquezas do Reino.
Tenho encontrado muita gente, pessoas interessadas em viverem uma vida com Deus de verdade, mas estão vulneráveis, desoladas, cansadas e com esgotamento espiritual, não só por excesso de trabalho, compromissos e lutas diárias, mas também por falta de alimento espiritual com conteúdos profundos da Palavra de Deus, que estão até ao pescoço de campanhas, shows... Enjoadas de mensagens vazias sem vida, incapazes de os levarem para o futuro com a certeza que um Deus de amor está presente em todos os momentos, os conduzindo como um Pastor que diz: “Nada vos faltará, vos farei repousar em pastos verdejantes, refrigero a vossa alma, vos guio pelas veredas da justiça por amor de meu nome, e mesmo que andem pelos vales da sombra e da morte não devem temer mal nenhum porque estou convosco e a minha vara e o meu cajado vos consolam, a bondade e a misericórdia vos seguirão todos os dias..." Salmos 23 (leia este Salmo – no mínimo - dez vezes, alimente-se dele).

O que fazer?!? Tem mercado para tudo, quem desejar ser “evangélico ligth”... Paciência!!! Cada um é dono de sua vida. Agora, é preciso lutar para vencer uma vida espiritual assim, o primeiro passo é querer, o segundo é se recusar a se alimentar de um evangelho sem conteúdo, porque senão, milhares de crentes continuarão a viver vidas vazias; é preciso recuperar o sentido autêntico das boas novas, do amor á verdade, da paixão por Jesus Cristo. Tentei ouvir um programa que diz ser evangélico, no rádio, e pude contar quantas vezes o apresentador disse seu próprio nome quando convidava os ouvintes a irem ao templo de sua agremiação religiosa para um culto a Deus, pasmem, 30 vezes, contra 8 do nome de Jesus, ou seja 30 x 8. Importante é abandonar os caprichos da carne, as megalomanias. A vida cristã não pode ser light, ela não é isso e nem pode ser entendida assim.

Finalmente, olho para o futuro bem próximo, e me pergunto: o que será de uma geração que durante anos a fio se alimenta de algo assim? Como serão os filhos? Os netos? Qual formato terá os encontros de adoração??? Vi com meus próprios olhos, quando um baterista “meia boca” jogou as baquetas para o público jovem presente em uma campanha, aonde eu era o convidado e responsável pela mensagem, daquela noite. As baquetas foram disputadas a gritos, puxões de cabelo, empurrões e tudo em nome de Jesus. Na hora me lembrei do momento que Silvio Santos em seu circo, atira notas de 20, 50, ou 100 reais para sua platéia que histérica disputa este dinheiro parecendo gente esfomeada. Quais os adjetivos que serão usados para definir esta nova geração de evangélicos, pois em breve muitos deles serão até líderes com a responsabilidade de prosseguirem com as boas novas para as gerações futuras?
Penso ser urgente rever os conteúdos, gastar tempo para preparar mensagens, levar as pessoas a pensarem, dizer para elas que Cristo é o centro de tudo, que Deus estava Nele, que Ele é a Palavra encarnada, onde Nele a nova vida se consolida no homem quando este homem esta Nele, dizer para o povo a verdade em relação ao dinheiro, que não é a minha missão esperança, nem denominação alguma, nem o templo que vai ser construído, nem consagração de coisa de nada, voltar ao verdadeiro sentido de consagração de vida, cultos nos lares (culto do marido com a esposa e os filhos, tratando frente a frente todos os desafios e mazelas familiares com humildade e temor diante do Rei). Conheço muita gente humilde, assalariada, que mal sabem ler ou escrever, mas que tem vida com Deus de fazer inveja a muitos engravatados de carro importado e coroados de cargos em suas instituições. Muitos precisam vir a público e pedir perdão pelo que estão ensinando e cantando, outros, renunciarem aos seus cargos nas instituições que são afiliados, porque usam os seus falsos poderes para matar, roubar e destruir, por outro lado há milhares que estão acreditando e sustentando tudo isto por pura conveniência e comodidade e devem buscar arrependimento e não desejarem somente a benção mas o Senhorio de Deus. Porque sei que no fundo, no âmago de suas consciências a maioria sabe que não está ministrando o evangelho como ele é. Na outra ponta há os que também sabem que estão acreditando em algo que não é o evangelho revelado por Deus e que no final serão largados a deriva e entregues a sua própria sorte (claro que toda regra tem a sua exceção), onde vai prevalecer o seguinte ditado: “cada um para si e Deus para todos”, ou “salve-se quem puder”.
Paz e entendimento.

terça-feira, 27 de outubro de 2009




O DEUS IMAGINÁRIO
Caminhe comigo neste texto de Lucas cap. 17 vers. 20: ... a vinda do Reino de Deus não é uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam está aqui, ou ali. Porque o Reino de Deus está dentro de nós”. Outro texto importante está em João cap. 4 , quando do encontro de Jesus com a mulher samaritana e durante aquele diálogo cheio de misericórdia, bondade e de revelações dos verdadeiros propósitos eternos, nosso Senhor Jesus, creio, olhando bem nos lhos daquela mulher disse: “... adorar não é nem neste monte (Gerezim) na Samaria e nem em Jerusalém (no templo), mas os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”. Estes é que o Pai procura como seus adoradores.Observo ao meu redor um grande problema com conseqüências desastrosas para vida espiritual de muita gente. Arrumaram tantos endereços para Deus...Vejo com certa angustia que há muito vem se criando um “deus imaginário” e com muita sutileza, este “deus” que só existe nos seus imaginários, está sendo enfiado goela abaixo de milhares de pessoas de uma forma muito louca. Tem gente fazendo de tudo para atrair pessoas aos guetos da religiosidade, os exemplos são inumeráveis, vejam alguns: “peguem uma garrafa, encham de água, porque vou orar e mandar os espíritos entrarem na garrafa, depois tampem e levem esta garrafa na sexta-feira na... “CASA DE dEUS’, cuidado com esta garrafa! Outra: “venham, passe na gruta ´de não sei o que’, mas, na “CASA DE dEUS” e lavem as mãos na água que veio de ‘não sei de onde’, vocês verão o que ‘deus’ pode fazer! Novamente ..venham na “CASA DE dEUS” para a corrente tal e tal...,então, vamos todos a “CASA dEUS” pois teremos um “culto”especial, noites de “poder”, culto disso, culto daquilo.Fiquem atentos do jeito que a coisa está caminhando, pode até ter gente que em nome de Deus poderá sacrificar cordeiro nos altares da “CASA DE dEUS” com uma platéia em transe, os superintendentes da religião entronizados no trono como maestros do cortejo, aos gritos de glória e aleluia, o ministro de louvor entoando cânticos, choro, uma bateria ensurdecedora, bailarinas e, por fim, uma ótima oferta para pagar o dono do animal e o açougueiro que irá sacrificar o bicho..O chavão é “CASA DE dEUS” pra cá, “CASA DE dEUS pra lá, parecendo aquele pagode de uma nota só. O que muita gente não percebeu ainda é que este tipo de “coisa” só fica nisto, pra lá e pra cá...pra cá e pra lá... Ninguém sai do lugar.A palavra viva de Deus nos mostra que seu Reino não tem endereço e não precisa de nenhum esforço humano. A iniciativa é Dele, o passo inicial partiu do Criador, quando seu Filho Jesus, humilhado na Cruz, exaltado na Ressurreição e Glorificado nas alturas eternamente, realizou a maior obra jamais conhecida em todo o universo, ou seja, a Reconciliação de uma raça caída com Deus para sempre. Este é o endereço de Deus (João cap. 14 vers. 10 e 11).A Palavra Viva de Deus nos mostra que seu Reino não é oscilante (de lá pra cá, nem de cá pra lá), ele é dinâmico, vai em direção ao futuro construindo uma estrada de vida para que aqueles que vierem depois de nós não vivam perdidos em trilhas, mas caminhem por uma estrada sinalizada, pela verdadeira semente do Evangelho.Eis uma revelação importante, aqui tem uma associação da Palavra anunciada como Semente em Luc. cap. 8 vers. 11 e os Filhos do Reino sendo a própria Semente em Mat. cap. 13 vers 38.A Palavra viva de Deus nos mostra que a “CASA DE DEUS”, e agora com “D” maiúsculo, é o ser humano, que ao se encontrar com Jesus Cristo, tocado por seu amor, alcançado pela sua graça e perdoado, se torna um ser que vai viver com Ele agora e depois será achado eternamente nos braços do Pai.Deus não enxerga, batistas, nem metodistas, católicos ou espíritas, nem tampouco nazarenos, também presbiterianos, assembleianos, carismáticos, renovados, tradicionais ou históricos, arminianos, calvinistas, aquinianos, franciscanos, ou não sei mais o que exista por aí, mais “DEUS ESTAVA EM CRISTO RECONCILIANDO CONSIGO O MUNDO” (IICor. cap. 5 vers 19).Deus nos vê em Cristo, e quando em Cristo estamos em Deus somos filhos redimidos, o endereço verdadeiro do Pai Eterno, não tem CEP, nem bairro, nem cidade, pois a verdadeira e única “CASA DE DEUS”, na Terra são aqueles que se fizeram habitação Dele, em Cristo nosso Redentor.Está se dando um valor absurdo a algo que não pode ter esta conotação, prédio ou templo são feitos de tijolos e cimento, a guitarra não é diferente os púlpitos de igual modo, a situação piora muito mais quando gente que semelhante a tijolos e cimento no seu caráter, está se apresentado como “CASA DE DEUS” com títulos de pastores, professores, músicos, ministros ‘de não sei o quê’ e construindo muros de concretos no coração das pessoas, enquanto deveriam estar edificando vidas para um encontro real com o Pai.A verdadeira “CASA DE DEUS” tem uma marca, tem um carimbo, vou deixar para você mesmo ler e reler vou te dar uma sugestão, leia 10 vezes, 20, 100, sei lá, decore, recite, escreva e cole na parede de seu guarda roupa, veja: IICor. cap. 5 vers. 17.Seu Reino é constituído por gente transformada, com vida nova, que é apaixonada pela Palavra, que ama sua família verdadeiramente, que vê o outro não com interesses pessoais, financeiros ou quantitativos, que ainda são capazes de chorar ante as dores e o sofrimento do próximo e agir em direção a eles com solidariedade e amor.A preocupação maior e a grande obsessão dos últimos tempos é encher a tal “CASA DE dEUS” de gente quando a verdadeira “CASA DE DEUS” que somos nós continua vazia e sem sentido.
Hebreus 3: 6 - Atos 7:48
Paz!
Moacir M. Morais

segunda-feira, 21 de setembro de 2009


LIBERTAS QUAE SERA TAMEN

A “Inconfidência Mineira” (1789), em Vila Rica, depois Ouro Preto, sede da capitania das Minas Gerais, foi um movimento conspirador que tinha um sonho de criar uma nação autônoma e republicana, livre da espoliação da corte portuguesa que explorava e oprimia com uma carga absurda de impostos sobre a mineração de ouro. Essa tributação concorria para o agravamento da crise econômica e social da região.Minas Gerais era a capitania que mais sofria com a espoliação da coroa portuguesa. A idéia de “liberdade” então, surge no coração de alguns poetas, militares, fazendeiros, negociantes e sacerdotes. Eles se levantaram contra a exploração, a extorsão fiscal, a má aplicação da justiça e a administração corrupta. Surge neste cenário a figura de Tiradentes que seria o responsável em divulgar o movimento. Traído por um fazendeiro chamado Silvério dos Reis, quando trabalhava para divulgar o sonho de “liberdade”, Tiradentes foi preso, seus companheiros também detidos, 11 réus foram condenados à morte, outros deportados para a África.Tiradentes chama para si a responsabilidade do movimento, por isso, foi morto e pedaços do seu corpo foram expostos nos caminhos do Rio de Janeiro a Vila Rica, para a lição do povo. Todo sonho de “liberdade” tem um preço. Esta magnífica historia me fez lembrar de outra, que está revelada na Bíblia, no livro de Filipenses cap. 3 vrs 1 a 11. O protagonista é um apóstolo de nome Paulo. Que ao contrário dos inconfidentes viveu durante muitos anos sobre, a opressão, a escravidão, o ritualismo não de um governo opressor, mas de uma religião que o dominava a ponto de fazê-lo perseguir, humilhar e até matar pessoas em nome de sua fé. Mas este homem um dia teve uma grande experiência. No caminho de Damasco, tocado profundamente pelo amor de Deus, teve um encontro profundo com Jesus Cristo, o Filho de Deus (Atos cap. 9). Sua alma é transformada, sua mente é liberta, seu espírito recebe o Espírito do Pai eterno e algo extraordinário acontece, o seu sonho de “liberdade” se torna real. Ele acorda para a vida espiritual verdadeira, se levanta para ser um novo homem, um homem de Deus. E alguns anos depois escreve uma carta aos Filipenses (cap. 3) relatando a profundidade da transformação de sua existência. Mostra a diferença de ser um religioso para ser um filho de Deus. Anuncia que a “liberdade” conquistada em Cristo não tem preço e nos revela alguns pontos muito importantes do sentido real de sua vida.Observe o texto:a) Fil. Cap. 3b “...nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito... em união com Cristo Jesus... em vez de pormos nossa confiança em cerimônias religiosas...” É isto mesmo, antes Paulo em sua religiosidade entendeu que as cerimônias religiosas seriam como intermediárias entre o homem e Deus, ou seja, sem elas Deus não se achegaria a criatura pecaminosa e condenada. Ele punha a confiança nestas coisas (vrs. 4). Elas eram mais importantes que o próprio Deus.Nossos dias são muito difíceis, vejo a total dependência de milhares e milhares de rituais impostos a ferro e fogo sobre os fiéis e em muitos casos com o objetivo de levantar dinheiro para tal “obra” aqui ou ali. Mas Paulo caiu na real, as cerimônias religiosas perderam o sentido, a liberdade em Cristo agora é viva, o reunir com os irmãos era para adorar ao Deus vivo, compartilhar sua graça e amor, caminhar, unidos pelo sacrifício de Jesus e nada mais.b) Vrs. 5 “... fui circuncidado... sou israelita de nascimento... de sangue hebreu...” Antes daquele dia emocionante no caminho de Damasco, gabava-se de sua nacionalidade, seu DNA era mais valioso, talvez sentisse pertencente a uma raça superior. Agora não, em Jesus, seu sentimento era de ser o menor de todos e o maior dos pecadores (dito por ele mesmo), o mais carente e igual aos demais.Liberdade em Cristo tem estas coisas, os títulos e os cargos perdem o sentido e o valor e não podem nos escravizar mais. Para se manter diante do mundo como muitos hoje fazem, usando estas coisas como escudo, mas no fundo são escravos de si mesmos, se acham superiores na comunidade de discípulos de Cristo, se sentem cheios de uma autoridade vazia e sem sentido.c) vers. 5/6 “... quanto à prática da lei, fariseu... por meio da obediência à lei... ninguém podia me acusar de nada...” Preceitos da Lei cumpridos a ponto de se tornar um fanático de sua religião. Posso comparar esta parte com os manuais, constituições, dogmas, certas doutrinas que foram criadas com a intenção de "organizar as coisas de Deus", mas percebo que o efeito foi devastador, porque tudo isto passou a ser mais importante do que a vida do Espírito de Deus e sua Palavra. Eu mesmo ouvi um testemunho de uma pessoa que estava numa reunião onde o assunto principal era tratar da mudança de um pastor, mas o tal manual foi jogado em cima da mesa e com tom de autoridade, esbravejou o que presidia: "...agora vamos ter que obedecer o manual..." Fanatismo puro. Em Cristo somos livres e escravos somente de sua Palavra.Veja cap. 3 vrs. 7/8: “... no passado todas essas coisas valiam muito para mim, mas agora, por causa de Cristo, considero que não tem nenhum valor... considero tudo uma completa perda... joguei tudo fora como se fosse lixo.” (Bíblia de Estudo NTLH)Finalmente veja que palavra esclarecedora o vrs. 9: “... eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio de minha fé em Cristo que eu sou aceito e essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. Tudo que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder de sua ressurreição”.A Liberdade tem um preço. È preciso fazer uma faxina, jogar o lixo fora, não precisamos de nada disso para viver Deus em nossos corações. O grito da inconfidência mineira foi LIBERTAS QUAE SERA TAMEN, QUE SIGNIFICA “LIBERDADE AINDA QUE TARDIA”. Somos chamados a liberdade, muitos são escravos de tudo isto que um dia Paulo considerou como nada. Vejo milhares indo após as algemas da religião. Achando que fazendo isto ou aquilo vão conseguir chegar na presença de Deus, acabam criando para si um Deus imaginário, que existe apenas em suas mentes doentias. Dê um basta e seja livre.
Meu grito e minha Liberdade chegou em Cristo Jesus. Sou livre. E você?
Paz!
Moacir M. Morais

sexta-feira, 4 de setembro de 2009


"...Marina voce já é bonita com o que Deus lhe deu..."
O poeta músico e ilustre baiano, Dorival Caymmi, nos deixou uma de suas composições, por sinal, muito bela, de letra simples e melodia gostosa de ouvir, "Marina".Me chama a atenção o momento que Caymmi, exalta com muita propriedade a beleza natural de "Marina" que, segundo alguns comentários, esta música seria em homenagem a sua neta. Não sei ao certo. Mas que maravilha quando ele diz: " (... )Marina voce já é bonita com que Deus lhe deu (...)". É muito interessante esta frase, deste que voce olhe para o verdadeiro significado desta expressão. Veja a Beleza natural de Marina, cantada em verso e em prosa, linda Morena, encantadora. Ele continua: "(... )não pinte seu rosto (...)", voce não precisa, do jeito que Deus te concebeu basta, não é necessário mais nada, permaneça como voce é e pronto, e assim, voce não irá zangar ninguém, será linda e sempre "Marina morena".Pensei muito sobre esta composição e me lembrei da Noiva do Cordeiro. E todo discípulo de Jesus, acho até que é mania de crente, aproveita as várias situações da vida, para associá-las com a fé e com Reino de Deus, tentando assim, aprender sempre mais sobre a simplicidade do evangelho.A Noiva do Cordeiro é uma expressão bíblica (Apc. 19:7), sendo uma metáfora e segundo esse quadro, o Senhor Jesus é o noivo Divino que busca sua Noiva em amor e entra em aliança com ela. Caminhando mais além, a igreja é, segundo as alusões do N.T, a Noiva de Cristo. Deixando claro, que quando falamos da "Igreja", não estamos falando de organizações ou denominações que em nome de Deus se apresentam como se fossem o próprio Deus agindo na terra. Mas, de Igreja como gente, pessoas que se arrependeram de seus pecados, que tiveram suas vidas transformadas pelo agir do Espírito Santo e que a partir daí passaram a ter compromisso com Deus e sua Palavra, onde os próximos anos serão vividos intensamente numa fé viva em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.Parafrasiano Caymmi: ... Igreja de Jesus, voce já é bonita com que Deus Lhe deu, do jeito que Deus te concebeu basta, não é necessário mais nada, permaneça como voce é e pronto, e assim, voce não irá zangar ninguém, será linda, sempre a Igreja de Jesus.Muitos estão querendo embelezar o que já é belo, outros tentando “enfeiar”. Pense comigo! A Noiva do Cordeiro é maravilhosa, tem um Noivo que já deu sua vida, ressuscitou e derramou também do seu Espírito em favor dela, a Noiva. Para não permitir que ela erre o alvo eterno, revelou a sua Palavra para orientá-la pelo caminho. Não satisfeito o Noivo, Jesus, preparou um lugar lindo para as Bodas, ou seja a Nova Jerusalém, cidade eterna, revelada no livro do Apocalipse. Enfim, se formos falar tudo, do porque da beleza da Igreja de Jesus na terra, iremos escrever... e escrever, palavras sem fim. E nesta metáfora entenda a Noiva sou eu e você e o Noivo é Cristo.Agora fico observando os nomes que são dados aos cultos, acredito, com a intenção de “atrair” pessoas para fazerem parte da “Igreja de Jesus”, enfeitam os templos, arrumam a casa chamada de “Casa de Deus” e vejam alguns exemplos até bizzarros dos nomes que se dão aos eventos: "culto da gruta milagrosa", "culto do descarrego", "culto das causas impossíveis", "culto do sabonete do embelezamento do corpo e do espirito","culto do chinelo" ou quem sabe das "sandálias havaianas", "culto do retrato para oração forte","fogueiras de não sei o que","culto da roupa dos pastores para colocar sobre suas enfermidades", "culto da rosa ungida", "da foto", "do lençol", "do manual da igreja", "do superintendente", "culto ao novo lançamento de CD"... a lista não termina nunca. Creio que é importante perceber que a Igreja verdadeira de Jesus ou a Noiva do Cordeiro, como ela é conhecida por Deus, já é bonita e encantadora, linda na sua essência, formosa na sua natureza, perfeita! Tem gente que dá a vida por todo este lixo, achando que está fazendo algo de valor e embelezando a Noiva do Cordeiro. O que não está se percebendo é que, por mais que se tente “enfeiar” a Noiva, ela continuará sempre brilhante, alheia e firme na sua caminhada altaneira em direção ao encontro do Noivo, Jesus, o Cordeiro de Deus.Agora eu deixo uma reflexão: você está tentado embelezar o que já é belo ou tornar feio aquilo que já é encantador, de que lado você está? Pense!
Paz!
Moacir M. Morais

sábado, 8 de agosto de 2009

FALE COMIGO
A vida com Jesus nos reserva surpresas maravilhosas. Existem momentos que nos marcam, nos sacodem e arrancam lágrimas nos olhos e faz o coração acelerar. Hoje foi um dia assim. Eu e minha esposa fomos a um supermercado proximo a minha residência. Quando estávamos no caixa pagando a compra, um homem de aparência sofrida, 30 anos em média, roupa encardida e surrada pelo tempo, olhos tristes, pele negra e brilhante, se aproximou de mim, olhou nos meus olhos e disse: " ..a sua pessoa tem algo para falar a minha pessoa!" Assustado retruquei, pode falar? Ele repetiu: " ..a sua pessoa tem algo para falar a minha pessoa!" . Naquele momento entendi o que se passava. Coloquei minhas mãos no seu ombro, começei a falar do amor de Jesus, do milagre da esperança para aquele que se sente perdido, do sonho restaurado e do perdão concedido aquele que pela vida caminha em direção a eternidade sem Deus, vazio e solitário. O moço concordou comigo, se emocionou e agradeceu. Este encontro durou de cinco a dez minutos. No final ele me disse: "..eu sabia que voce tinha algo para falar comigo..." , nos depedimos, e caminhei em direção ao estacionamento. Enquanto me dirigia até lá, meus olhos se encheram de lágrimas. Neste momento conversei com minha esposa e sentimos que Deus enviou aquela pessoa a mim, eu era o alvo de Deus. E na mesma dimensão aquele homem também era. Sentimos que o objetivo do Criador era me revelar o valor do encontro. Quando um deseja ouvir e o outro deseja falar. Quando querendo palavras e o outro tendo palavras para dar. Quando um reconhece que recebeu e o outro percebe que se doou. Ele e eu, ambos carentes de Deus, lados opostos é verdade, um em direção ao nada o outro em direção a Cruz. Aprendi que na vida o nada e a Cruz vão se encontar sempre, mais cedo ou mais tarde. Enfim, nada substitui a simplicidade.
A Religiosidade de hoje está alimentando continuamente o lado sombrio da igreja, não olhando o ser humano como aquele que tem real valor diante do Salvador. Os templos ou cds, os cargos ou manuais institucionais, shows da fé e o sensacionalismo competitivo, não podem valer mais que o ser humano. Muitos já se venderam, esqueceram e se curvaram. Conheço outros, que confessam Jesus, lideram reuniões importantes, ostentam cargos, mas o ser humano pouco vale para eles. Esqueceram do poder do encontro, das lágrimas nos olhos. Mas se debruçam nos livros caixas, incapazes de senssibilizar-se com a dor e o sofrimento do outro. O que vale pouco tem muito valor para eles e o que não vale nada para eles tem peso de ouro.
Sinto muito, me recuso a viver assim. Quero encontrar pessoas pela vida e poder olhar para elas de cabeça erquida, ser renconhecido apenas pelo meu primeiro nome, sem interesse que amanhã o número de minha membresia me torne uma celebridade. Não desejo ativismo evangélico marcando hora para Deus agir e cumprindo calendários. Quero semear por onde for, fazendo de minha vida uma semente, livre das gaiolas que um dia me prenderam a um sistema estranho.
Somos livres!!! E dentro do conceito de liberdade o que mais tem valor na terra é o ser humano amado por Deus. Que o Senhor Jesus sempre envie uma pessoa a voce com as seguintes palavras: ".... a sua pessoa tem algo para dizer a minha pessoa..." , e assim sua vida seja uma semente de vida na terra, um encontro valioso. Paz!
Moacir M. Morais

terça-feira, 14 de julho de 2009


AVIVAMENTO OU SUBSTITUIÇÃO

Os textos do livro de Atos dos Apóstolos são claros. A comunidade de discípulos vivia entre duas situações muito interessantes, de um lado uma grande paixão por Jesus, de outro uma sutil perseguição com a intenção de sempre impedir o avanço da propagação do evangelho. O que marca este tempo é que aqueles seguidores de Jesus tinham diariamente a consciencia de que o centro de sua fé, o foco de suas vidas, o alimento diário da esperança nos seus corações estava em Jesus Cristo o Senhor. Nada poderia substituir o Ungido de Deus( Atos 2:22 a 36) é um dos textos que testificam desta realidade vivida por eles. As primeiras conversões eram centralizadas em Jesus Cristo( Atos 2.37ss), a primeira cura em nome Dele ( Atos 2.1ss), as perseguições por causa do Salvador da humanidade ( Atos 4: 1ss), os livramentos, ações exclusivas do Senhor de Nazaré. O Primeiro Martir, qual o motivo? Jesus( Atos 6:8) e assim por diante. Vidas apaixonadas por Ele.
O que mais me impressiona era a simplicidade com que eles manifestavam seu amor verdadeiro pelo Salvador. Suas reuniões de casa em casa ou na area externa do templo eram momentos onde o Rei do Universo era sempre colocado como o motivo maior de toda existencia. Anunciado, adorado e exaltado diante de todos.
Tenho certeza que precisamos nos nossos tempos não é de avivamento mas de substituição. Pois o avivamento que vejo ser anunciado hoje, é avivamento? milhares de adeptos de mais uma religião denominada evangélica lutando por espaço no mercado da religiosidade no Brasil? Política religiosa, onde um monte de gente séria, que quer levar com responsabilidade a fé simples e voluntariosa, por não se curvar aos dogmas e doutrinas das organizações que, muitas delas endinheiradas manipulam, oprimem, criam seus manuais institucionais que tem mais peso na estrutura que a propria palavra? Gerando um monte de gente neurótica por templos, cds, cargos e fama?
Podemos pensar em substituição das reuniões de manipulação para as de verdadeira adoração? Ao invés de encher os cofres, repartir com os necessitados em ações desinteressadas em demonstrar um falso crescimento. Quem sabe deixar de lado a cadeira central dos púlpitos onde os donos da fé superficial se assentam para caminharem lada a lado com os perdidos. É o momento de parar e refletir sobre: " Quem é o centro de tudo isto?" A quem está se servindo?"
Finalmente vejo que a grande necessidade é de SUBSTITUIÇÃO. Voltar ao CAMINHO DA CRUZ, que está sendo perdido a medida que o tempo vai passando. Corremos o risco de num futuro bem próximo termos uma bela religião igualzinha aquela que entre Jesus de Nazaré e Barrabás, escolheu um sateador e condenou o JUSTO.
Moacir M. Morais

terça-feira, 7 de julho de 2009




HOJE PELA MANHÃ...
Hoje pela manhã, fazendo uma caminhada pela estrada do Pau da Fome, na reserva florestal do Parque Estadual da Pedra Branca no RJ, lugar maravilhoso. Pude, mais uma vez, dentro da reserva, me assentar em frente uma pequena cachoeira, no meio da mata, ouvindo o canto dos pássaros e sentindo uma brisa suave com céu claro e muito verde. A tranquilidade do lugar era plena.

Hoje pela manhã, ali, falei com meu Senhor. Abri meu coração, estendi meus braços para o céu, palavras espontâneas saiam de dentro de mim em direção ao Criador do universo, não posso negar, era real, percebi que Ele me ouvia. Senti que em silencio Deus me escutava.

Hoje pela manhã, mais uma vez, o Senhor do Céu e da Terra estava atento ao sussurro dos meus lábios. O Eterno diante do imortal, o perfeito percebendo o imperfeito, o Santo e o pecador. Um encontro.

Hoje pela manhã, sentimentos expostos, pensamentos e lágrimas com palavras ao vento indo em direção a Ele, Jesus de Nazaré. Que recolhe cada sílaba e acolhe aquele que é pequeno. O Rei atento ao escravo.

Hoje pela manhã, senti o céu na terra. Quem sou eu para merecer tamanho amor e presença? o que fiz de bom para ser reconhecido? nada. Mas, foi por causa de Seu Filho, sacrifício perfeito, sangue derramado, perdão concedido. Reconciliação anunciada ao que crê.

Hoje de manhã, foi mais um dia nesta maravilhosa viagem pela vida, preciso sair e dizer, anunciar que hoje de manhã Ele se fez manhã comigo.

Moacir M. Morais

segunda-feira, 29 de junho de 2009


IGREJA MODERNA X IGREJA DE ATOS DOS APOSTÓLOS

A Igreja Moderna frequentada pela maioria dos cristãos, tem muito pouco em comum com o estilo de vida que marcou a Igreja no início do primeiro século.
Para a maior parte de nós ela é apenas uma Organização ou uma Instituição. Quando mudamos a sua natureza, que é de Corpo de Cristo e Família de Deus, para outra natureza contrária a revelação da Palavra, necessariamente precisamos mudar seus conteúdos e valores.
Tenho conversado com muita gente no meio evangélico. Graças a Deus, muitos estão acordando e outros já estão muito conscientes das realidades, desejando e querendo mudanças. Mas, infelizmente a maioria está embriagada por mais uma religião que segundo estatísticas atuais, vem crescendo muito no Brasil, atraindo a atenção da mídia, de sociólogos, enfim, de gente tentando explicar todo este movimento que agora toma contornos mais definidos na sociedade Brasileira, ou seja a "Religião Evangélica".
De um lado, muitos estão envaidecidos pelos números, fama e dinheiro, templos suntuosos e defendem com unhas e dentes a idéia de que isso é maravilhoso e bom. Do outro lado, aqueles que estão desconfiados de que todo este "fogo" é estranho. No meio existem os indiferentes a tudo e a todos, para estes, tanto faz o "rio correr para baixo como para cima".
A Missão Esperança, quer, com muita simplicidade, trazer reflexões sobre A Igreja do Primeiro Século. Aprofundar no caráter dos discípulos daquele momento histórico, homens que influenciaram o mundo ao seu redor e procurar aprender com eles a verdadeira paixão por Jesus e o amor prático dispensado aos perdidos.
Grupos como o nosso, finalmente, caminham juntos, sem atrair uma indevida atenção sobre nós, porque somos apenas peregrinos que caminham.
Nosso objetivo : conhecer mais de como devemos viver, na forma do Corpo de Cristo, Familia ou Noiva do Cordeiro de Deus. Desejamos vivenciar uma verdadeira comunhão com irmãos. Para isso, vamos continuar debruçados nos princípios revelados nas escrituras.
No tocante aqueles milhares que não conhecem a Jesus como Senhor e Salvador (mais do que com nossas palavras, mas principalmente com as nossas vidas) anunciar-lhes o Amor de Deus e formar discípulos.
Não está em nossos propósitos, nomear cargos, ter comissões nem juntas, patrimônios ou fins lucrativos. Temos sim, um foco, de que todos somos responsáveis no Corpo de Cristo por aquilo que vier em nossas mãos para realizar, alicerçados no princípio de que no seu Reino tudo é compartilhado por todos: as alegrias ou tristezas, vitórias ou fracassos, ganhos ou perdas. Somos apenas viajantes pelo tempo, unidos pelo Sangue do Cordeiro.
Nosso sentimento é: o mais importante não é a abundância do que fazemos usando seu Nome, mas sim do que somos e vivemos diante da sua face, como filhos amados do Pai.
Bem vindo a Missão Esperança, que as reflexões aqui postadas possam abençoar muito a sua vida. Começamos mais uma longa jornada. Quando nos reunirmos para termos um tempo de muita alegria, louvor e comunhão, voce já está convidado(a).

Moacir M. Morais